segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Programas para aprender Lógica de Programação





Antigamente para aprender Lógica de programação não era uma tarefa muito fácil como hoje em dia. O professor fazia uma sequência lógica e a gente teria que acreditar que aquilo estava tudo certo e só depois que aquela sequência lógica fosse testada em uma linguagem de programação, é que se poderia saber se tal sequência estava correta ou não.

Alguns anos se passaram e muita coisa mudou. É possível nos dias atuais testar uma determinada sequência lógica, antes mesmo de ser testada em uma linguagem de programação. Nesse tutorial, estarei falando sobre dois programas, que considero excelentes para cumprir esse papel, todos esses programas são gratuitos e você não vai precisar desembolsar nenhum centavo para usar esses Softwares.

VisuAlg


O VisuAlg é uma ferramenta criada pelo Apoio Informática e é muito útil para quem está iniciando seus aprendizados em Lógica Computacional ou construção de Algoritmos Computacionais. Nele você pode digitar os comandos em Português e ver seu programa funcionando!

Inicialmente quando você abrir o VisuAlg você vai ver essa tela:



Com VisuaAlg você vai criar sequências lógicas no nosso idioma e essa sequência de passos pode ser incorporada em qualquer linguagem de programação que atua no mercado atualmente. Vejamos um pequeno programa que calcula a idade de uma pessoa no VisuAlg:


  • Inicialmente criamos três variáveis: ano, nasc e idade;
  • Em seguida pedimos para o computador escrever uma mensagem na tela;
  • Depois pedimos para ler a variável ano;
  • Pedimos novamente para o computador escrever uma mensagem na tela;
  • Pedimos agora para ler a variável nasc;
  • Agora calculamos: idade <- ano - nasc, que é o mesmo que idade = ano - nasc;
  • Finalmente pedimos para o VisuAlg, escrever e mostrar a variável idade, que é o resultado da subtração de: ano - nasc;

Na sua versão 2.5, o VisuAlg está em uma versão stand-alone, que funciona até mesmo em PenDrives.

Scratch


Inicialmente quando você abrir o Scracth você vai ver esta tela, observe que em cima temos uma pequena barra de menu, do lado esquerdo temos um bloco de comandos e do lado direito temos a animação, que é o conjunto de comandos que você vai fazer, para gerar uma animação, jogos, etc.



O Scratch também é uma ferramenta ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvido para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com o Scratch é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.

Quando você abrir essa ferramenta vai ver que o visual parece tanto como infantil, porém, essa ferramenta é muito poderosa para o aprendizado de lógica de programação, tanto que é usada em grandes Universidades de alguns países a fora e está ganhando espaço também aqui no Brasil.

Para usar o Scratch, observe que cada bloco de comando contém um comando separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus. Em alguns comandos de blocos podem ser colocados valores, que esses podem ser comparados, atribuídos... A outros blocos de comandos. Observe na imagem abaixo uma animação simples, feita no Scratch:


  • Inicialmente colocamos um bloco, quando esse bloco é clicado tudo começa;
  • Em seguida colocamos um laço que sempre vai executar os comandos que entrarão dentro desse laço;
  • Dentro do laço eu coloquei o próximo traje, ou seja, quando o laço começar, ele vai colocar outra imagem no lugar da imagem atual e vai ficar trocando de imagem rapidamente, dando a impressão que o boneco está andando;
  • Em seguida coloquei um blovo de espera para que se possa trocar de traje, somente a cada 0.2 segundos;
  • Coloquei agora um bloco para o boneco possa mover 10 passos e como esse bloco está dentro do laço, o boneco vai sempre continuar andando;
  • O bloco se tocar na borda volte, faz com que o boneco fique andando de um lado para o outro, evitando que ele fique preso no canto da tela de animação.
Você pode baixar o Scratch no link a seguir: http://scratch.mit.edu/scratch_1.4/, ou no botão a seguir: 

 

Essas são as duas ferramentas que acabei de apresentar para você. Ainda pretendo em futuros postes falar um pouco sobre essas duas ferramentas, com o foco em mostrar a você como podemos usar cada uma delas. Espero que tenha gostado deste tutorial! Qualquer dúvida crítica ou sugestão deixe um comentário abaixo e até a próxima!

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