sábado, 25 de outubro de 2014

Como organizar o seu tempo?

De que adianta fazer tudo mais rápido se não podemos fazer bem feito ou aprender mais?


Quando uma pessoa está com pressa significa dizer que a mesma quer alcançar um determinado objetivo em um curto período de tempo. O lado ruim desse tipo de atitude é que nem sempre o que fazemos com pressa sai bem feito e muitas vezes temos que recomeçar a fazer aquilo que tínhamos começado tudo novamente.

Há alguns dias atrás eu estava acumulando muito conteúdo na minha mente. O meu desejo anteriormente era aprender várias tecnologias ao mesmo tempo e inclusive eu queria aprender também o idioma inglês. Reconheço que caí em uma armadilha que eu mesmo havia criado e só há muito pouco tempo atrás conseguir resolver essa situação.

O que fazer quando estamos com pressa?


Geralmente quando estamos com pressa, não pensamos em outra coisa a não ser terminar logo o que estamos fazendo em determinado momento, e só depois de fazermos uma cagada daquelas bem grandes, é que reparamos então o estrago que foi causado. Felizmente podemos enxergar o nosso erro e através desse erro, podemos consertar o que foi feito errado. Se você anda sempre com pressa, veja o exemplo que aconteceu comigo e tente corrigir o seu erro baseado nas soluções que encontrei para o meu erro.

Como eu falei anteriormente eu queria aprender várias coisas ao mesmo tempo e ao invés de querer aprender uma coisa de cada vez, ou de maneira planejada, eu fazia um tipo junto e misturado. Exemplo: Numa manhã eu estudava PHP, a tarde eu estava mexendo no Gimp, pouco tempo depois eu ficava pesquisando coisas na internet. No dia seguinte entrava em Javascript, em seguida passava para o PHP novamente, depois misturava com outra coisa que não tinha nada haver com o que se via anteriormente.

Sem organização o nosso cérebro não da conta do recado e por isso é indispensável saber organizar as nossas tarefas.

Organizando o tempo


Nem sempre estamos apressados porque queremos terminar algo logo, muitas vezes temos tanta coisa para fazer que precisamos fazer tudo ás pressas. Para evitar situações como a minha, por exemplo, ou situações em que temos que fazer tudo às pressas, o ideal é que a gente aprenda a organizar o nosso tempo corretamente.

Muita gente usa o celular como uma agenda, outros usam um caderninho para fazer as suas anotações diárias, outras pessoas usam ferramentas online, etc. Existem mil maneiras de criar um gerenciador de tarefas pessoal. A seguir estarei mostrando a lógica de como criar um gerenciador de tarefas para organizar o seu tempo e a partir dai, você pode até criar uma tabela do Microsoft Word para isso.

  1. O primeiro passo, para criar um gerenciador de tarefas é observamos tudo o que fazemos durante a semana. Faça uma pequena lista de todas as coisas que você faz durante a semana.
  2. Em seguida, divida essas coisas para os 7 dias da semana. Mas lembre-se, final de semana é final de semana.
  3. Feito tudo certinho, agora é só dividir as tarefas diárias nos três períodos de um dia, manhã, tarde e noite.
Veja o exemplo a seguir de um gerenciador de tarefas do domingo, está tudo em brando, porém, é você quem vai adicionar as suas atividades diárias:


Como você pode ver na imagem acima, é uma tabela muito simples que divide um dia da semana em três turnos: manhã, tarde e noite. Em cada período, você coloca as suas tarefas juntamente com o horário. No link a seguir, você pode visualizar um gerenciador de tarefas com todos os dias da semana e clicar no botão imprimir, ou em um botão que tem uma seta para baixo, que é o botão de download, para você possa baixar esse arquivo de documento que está no formato PDF.

 Baixe o arquivo no link a seguir:. Baixar gerenciador de tarefas aqui.

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